NOVIDADES X

Bregadeira: ritmo cresce nas paradas e nos paredoes de som

Bregadeira: ritmo cresce nas paradas e nos paredoes de som

Outro pioneiro do ritmo foi grupo Turma da Bregadeira, de Itambé (BA), que lançou o primeiro álbum em 2014. "Era um disco focado para o paredão. Até hoje a gente cria as nossas músicas para tocar melhor no paredão", define DJ Boy, da Turma da Bregadeira.

"Na época a gente popularizava as músicas no Nordeste, aí ia o Xand Avião, o Wesley, gravavam com banda, e estouravam elas no Brasil. O Gabriel Diniz era um grande fã de bregadeira, fazia stories curtindo", ele lembra.

 

"O que está acontecendo agora, é que os próprios artistas do estilo estão estourando nacionalmente, e o Brasil todo está curtindo a bregadeira", diz o DJ Boy.

Bregadeira ou arrochadeira?

 

A batida da bregadeira é bem semelhante à de outro ritmo que estava se popularizando havia alguns anos na Bahia: a arrochadeira. Dá para dizer que os dois estilos são irmãos, como versões sintetizadas do requebrado baiano.

Mas enquanto os grupos de arrochadeira ainda se apresentavam com percussões orgânicas, a bregadeira puxava mais ainda para o funk e não tinha tambor físico nas suas formações.

A arrochadeira começou com "Piriri popom", de Dan Ventura, em 2006. Foi um sucesso do carnaval de Salvador, que inspirou Ivete Sangalo a fazer versões ao vivo incorporando a personagem "Piriguete Sangalo".

Dan Ventura formou depois o grupo Bonde do Maluco, que continuou a dar uma cara mais dançante e eletrônica ao arrocha, e até hoje é referência para músicos de arrochadeira e bregadeira.

O sertanejo Zé Felipe contou ao G1 que os versos românticos com vocal falado do seu novo hit "Só tem eu" foram inspirados em "Não Vale Mais Chorar Por Ele", sucesso do Bonde do Maluco que era uma versão de "Don't matter", do americano Akon.

O produtor de "Só tem eu", Rafinha RSQ, bastante requisitado no pop atual, também deu a sua receita de bregadeira e disse sobre a faixa: "Ela conversa muito com o povo. O povo periférico, especificamente onde tem muito paredão".

              Materia no G1 

             https://g1.globo.com/google/amp/pop-arte/musica/noticia/2021/02/01/bregadeira-ritmo-cresce-nas-paradas-e-nos-paredoes-de-som-com-amor-ou-litrao-e-outros-hits.ghtml?__twitter_impression=true